Notícias

Festival de reisado de Boa Hora vai completar 23 anos com mais de 30 mil em premiação

"A terra da rapadura vai se “transformar” na capital brasileira do reisado"

Data de Publicação: 15/12/2022

Do dia 31 de dezembro de 2022 ao dia 06 de janeiro de 2023, a cidade de Boa Hora realiza a XXIII Edição do Festival de Reisado. A terra da rapadura vai se “transformar” na capital brasileira do reisado.

O tradicional Festejo de Santo Reis, mais conhecido como o Reisado da Boa Hora é realizado há mais de 100 anos no município e resiste ao tempo, atraindo turistas de várias regiões do Brasil.

A festa faz parte do calendário de eventos culturais do Estado do Piauí, e se configura como uma manifestação cultural, religiosa e festiva sendo classificada no Brasil como folclore.

Em Boa Hora, o reisado é praticado durante a noite nas casas por grupos de caretas, cantadeiras e sanfoneiros que percorrem quilômetros noite adentro nas ruas da cidade e na zona rural, de porta a porta, levando a imagem de Santos Reis, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.

A música está sempre presente nas alusões festivas. Os sanfoneiros animam as noites, prestigiadas por um grande público, sejam os pagadores de promessas, os simpatizantes da cultura e a população em geral que prestigiam o evento. 

Puxando as brincadeiras, as caretas e os mandadores de boi soltam seus versos e piadas, dançam ao ritmo das sanfonas, vestidos com palha, sandálias e máscaras de couro, fazendo o papel dos Reis Magos, em uma “teatralização da fé”.

O Reisado da Boa Hora resiste ao tempo e permanece vivo no coração e no sentimento dos seus moradores. Pode-se afirmar que o grande combustível para essa festa, é a fé das pessoas, ao ter sua graça alcançada e a honra de colocar o Boi no terreiro para brincar. É uma manifestação que envolve toda a família e a comunidade. São as pessoas simples, de vida humilde e coração grande que fazem o Reisado ser cara da nossa gente, a cara do nordeste brasileiro.

Em 2023 o Festival de Reisado de Boa Hora completa 23 anos, sendo realizado pela Prefeitura Municipal que promete um mega evento.

O prefeito Francieudo Canuto disse que está planejando um evento que marque os 23 anos do festival. De acordo com o gestor, o município recebe turistas de várias regiões do Brasil. "Estamos trabalhando na organização deste grande evento, desde janeiro de 2022 quando se encerrou a 22º edição.  Estamos levando para o Brasil a nossa cultura, mostrando que Boa Hora  é rica em cultura popular. Aproveito e estendo o convite a todos os brasileiros para prestigiarem nosso evento" disse o prefeito.

Prefeito Francieudo visitando Ensaios de Reisado em Boa Hora / Foto: ASCOM

A 23º edição do Festival acontece na Arena do Boi dia 05 de janeiro de 2023, data que antecede o dia de Santos Reis reunindo 13 grupos de reisado que disputarão uma premiação de mais de 30 mil reais.

Por Toni FIlho  

Da redação @rapaduranews



PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA HORA

CNPJ: 01.613.568/0001-26

  • Av. Pedro Coelho de Resende, 195 - Bairro: Centro - CEP: 64-108000 - BOA HORA/PI
  • Telefone: (86) 98117-7894
  • E-mail: prefboahora@hotmail.com